Total de visualizações de página

domingo, 13 de novembro de 2011

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Gênesis 2:23



Adão ao exultar de Alegria o grande presente de Deus em preencher suas necessidades ele declara que essa sim é minha parte que suprirá minhas necessidades como homem esta será chamada mulher um pessoal com traços femininos que são totalmente diferentes que como uma peça de um quebra-cabeça se uni a sua peça masculina e se tornam uma só carne. Deus criou apenas estas duas peças, homem e mulher. E somente as duas podem se tornarem uma só. O Homem e a mulher juntos formam a verdadeira e mais completa imagem e semelhança de Deus. Se tentarmos unir duas peças iguais, uma na outra, nunca a imagem de Deus será mostrada e sim será deformada sem forma e vazia. Assim como a terra era no principio..


Cássio Ferreira de Souza

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. Gênesis 2:22


Esse é o melhor mágico já visto em todos os tempos somente Deus pode pegar um pedaço de osso e formar esta maravilha que é a mulher, com toda sua delicadeza e beleza incomparável capaz de completar o homem em todas suas necessidades. Será porque Deus usou a costela e não o osso do pé, da mão, ou da cabeça. Por que a costela? Bom nada melhor que uma mulher inspirado por Deus tentar responder conforme o entendimento que Deus a deu, então uma respondeu sabiamente assim: “que Eva foi feita de uma costela tirada do lado de Adão, significando que ela não o deveria dominar, como a cabeça, nem ser pisada sob seus pés como se fosse inferior, mas estar a seu lado como sua igual, e ser amada e protegida por ele. Como parte do homem, osso de seus ossos, e carne de sua carne, era ela o seu segundo eu, mostrando isto a íntima união e apego afetivo que deveria existir nesta relação”. Agora uma pergunta para se pensar onde está o homossexual nessa história?


Cássio Ferreira de Souza

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. Gênesis 2:21



Podemos imaginar como teria sido esta maravilhosa operação cirúrgica! Realizada em um ambiente natural, livre de germes, perfeitamente esterilizado, utilizando anestesia perfeita, sem qualquer contra-indicação, com efeito durando exatamente o tempo necessário para a realização do ato cirúrgico, e executada por um cirurgião dispondo de conhecimentos infinitos sobre a anatomia e a fisiologia do paciente (que havia sido por ele mesmo criado há poucas horas), e tendo o domínio total da técnica para a retirada do material genético exatamente necessário para a duplicação e especiação das células de conformidade com os padrões estabelecidos no código genético original, e transformando os cromossomos originais do tipo Y em cromossomos do tipo X. Desta forma, foi obtida quase que uma réplica (dir-se-ia hoje em dia, para acompanhar a preocupação da imprensa mundial com o que ocorreu com a ovelha “Dolly”: quase que um clone!) de Adão, mas na realidade, algo sumamente mais gracioso, maravilhosamentre adaptado para ser a sua “adjutora”, isto é, sua companheira, com ele colaborando e complementando-o de forma admirável!



Cássio Ferreira de Souza

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Gênesis 2:29



Interessante como Deus trata com Adão, Ele pede para Adão dar nomes aos animais, lhe dando este privilégio, mas Adão nota que quando tinha o cachorro tinha que dar nome para outro de cadela, pois apesar das semelhanças, existia o sexo diferente, tinha macho e fêmea, para todos os animais, havia somente casais. E entre estes Adão sentiu a necessidade de uma companheira, uma fêmea de sua espécie. Mostrando que homem já nasce com a necessidade de se relacionar com sua própria espécie. Deus não tinha se esquecido de Eva, mais deixou que Adão sentisse a necessidade e desejo por uma auxiliar. Foi como um teste de Deus para que Adão mostrasse seus desejos do coração, e assim Deus supria suas necessidades.
Cássio Ferreira de Souza

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. Gênesis 2:19


Que privilegio foi o que Deus deu a Adão para dar nome a todos animais. Deus deixou que Adão fizesse parte da sua criação. Hoje mesmo nos deixa o legado de protegermos e de cuidar da sua criação. Hoje podemos cuidar de cada animal, que tem sido mal tratado. Temos o dominio dado por Deus para fazer a sua vontade. Deus quer que participemos de sua criação. Agora nossa maior missão é de resgatar seus filhos das trevas de escuridão. E lhes apresentar o nome que esta acima de todo nome. Jesus.
Cássio Ferreira de Souza

quarta-feira, 27 de julho de 2011

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18



O Senhor Deus conhece a necessidade do homem de se relacionar, Deus faz o cachorro e a cadela, a vaca e boi, o cavalo e a égua e o gato e a gata. Não faria Deus uma pessoa que lhe era Idónea. quando Deus criou a mulher como "uma auxiliadora idónea" — idónea, sim, à sua altura, digna; mas auxiliadora, alguém que ajuda, assiste. É verdade que, por causa da queda, esta distinção funcional original adquiriu outra conotação. A submissão da mulher tornou-se um castigo: "O teu desejo será para o teu marido, e ele te governará" (Gn 3:16). A liderança do homem também: "em fadiga obterás o sustento durante os dias da tua vida... no suor do teu rosto comerás o teu pão" (Gn 3:17,19). Mas o importante a observar que Deus fez a mulher e o homem para se completarem um ao outro com suas diferenças. Jamais um homem satisfaria a necessidade de outro homem. e vicie versa.
 Cássio Ferreira de Souza

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17



O Senhor Deus nos da ordens concretas em sua Palavra para que não o desobedeçamos. Mas nos pecadores tendemos a correr a contrariar as ordens de Deus. Assim como nossos pais Adão e Eva que foram ordenados somente a não comerem dos frutos da árvore do bem e do mal. Deus disse que eles morreriam, mas será que eles sabiam o que era morrer. Deus não estava falando somente do corpo físico mais também que Adão e Eva ficaria separados de Deus, longe de sua luz. Eles conheciam somente o bem, mas não o mal. Se nos hoje continuarmos desobedecendo a Palavra de Deus certamente morreremos por dentro. E ficaremos para sempre separados de Deus e seu terno amor. Viva pela Palavra de Deus. O nosso manual.
Cássio Ferreira de Souza

quinta-feira, 7 de julho de 2011

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Gênesis 2:16


O Senhor com Seu grande e bondoso amor, deu ao primeiro homem Adão a permissão dele comer de todas as árvores do Jardim do Éden, menos a árvore do bem e do mal. Era uma vida simples e tranquilamente linda, mais infelizmente o homem não se contentou com a vida agradável na presença de Deus e o desobedeceu comendo do fruto desta árvore proibida. Entre milhares de oportunidades e bênçãos que Deus tem nos dado em nossas vidas, deixamos nos guiar por nosso enganoso coração que nos leva a querer o caminho errado. Que o Senhor possa dirigir as nossas vidas e que nos possamos seguir Deus estatutos escritos em Sua preciosa Palavra.
Cássio Ferreira de Souza

sexta-feira, 1 de julho de 2011

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15


Que figura bendita da graça de Deus temos aqui. Deus criou o homem e deu tudo a ele, todo o suprimento que necessitava, tanto material como espiritual. Deus não disse que era para o homem lavrar e cuidar do jardim para poder comer e ter comunhão com Ele, mas disse: "E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal" Gênesis 2.8-9. Deus nos deu da sua plenitude; agora temos que guardar e lavrar esse campo bendito (Colossenses 2.6-10). Mas quem nEle crer não será confundido. Cuidemos e guardemos com diligência aquilo que o Senhor tem nos dado, porque um dia, Ele virá passear no seu Jardim, e como nos encontrará? Amém.
Cássio Ferreira de Souza

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. Gênesis 2:11


O rio Pisom era especial porque rodeava uma terra que continha ouro, imagina como seria lindo ver um rio que continha ouro nas suas margens como deveria ser lindo o rio com 0% de poluição nada o contaminava. Era uma fonte de vida no meio do Éden. É significativo observar que é um rio com quatro braços. O primeiro, Pisom, que significa "fluindo gratuitamente".O primeiro braço do rio que sai do Éden se chama Pisom que significa graça que flui ou seja, Deus é a fonte de toda a graça. Dele a graça flui sem preço. É um braço que se estende, em abundância, para todos. Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Isaías 55:1. Avançando na história dos caminhos de Deus, vamos encontrá-Lo em Jesus, isto é Deus-Homem. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:14. Agora não é mais um rio que saia do Éden e se estendia através dos seus afluentes para fertilizar a terra, mas o Próprio Deus. Deus-Homem, Cristo Jesus cheio de graça e de verdade, veio do céu para uma terra desértica, sem vida, para torná-la frutífera. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24.
Cássio Ferreira de Souza

E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates. Gênesis 2:14



Tigre significa “rápido”. Isto aponta para a obra do Espíto Santo de Deus em nós que é forte e rápida. “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”(2 Coríntios 3:18). Ao mergulharmos neste Rio, veremos a mudança em nossa vida rapidamente de glória em glória. O fato de correr para a Assíria que significa “lugar plano”, mostra ao inundar a terra, a fonte de vida abundante do Senhor. “Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra.” (Salmos 57:5). Que o Senhor lhe abênçoe grandemente para que você mergulhe no rio de Deus.
Cássio Ferreira de Souza

terça-feira, 24 de maio de 2011

E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. Gênesis 2:13



Gion significa “correnteza forte”, ou “correnteza que arrebenta as margens”. O Senhor mostra a sua força pelo Rio Gion que tem uma correnteza que puxa forte tudo que nele entra. O Senhor colocou este rio forte para embelezar o Jardim do Éden. Quando de nosso coração jorrar Rios de Água Viva que vem do trono de Deus que a corrente destas águas jorrem fortemente como o Rio Gion. E flua sobre a vida dos perdidos. Trazendo esperança aos seus corações que Cristo os resgatará da escuridão do pecado. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes (Isaías 44:3). O fato de ir para Cuxe ou seja, Etiópia, mostra o poder de vida para mudar aquilo que não podemos mudar por nós mesmos. “Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? Então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal”. Jeremias 13: 23. Embora não possamos mudar a cor de nossa pele ou natureza, ao mergulharmos neste Rio, não há ninguém que seja tão duro, nem tão difícil que não possa manifestar e jorrar a vida de Deus através de suas atitudes e comportamento.
Cássio Ferreira de Souza

domingo, 22 de maio de 2011

E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. Gênesis 2:12


Pison significa “fluindo gratuitamente”. Segundo a concordância Strong também pode ter o significado de “crescimento ou aumento” Isso nos fala do Espírito Santo de Deus, que nos foi dado gratuitamente. Isaías nos Diz: Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite (Is. 55:1).  É sem dinheiro e sem preço porque ninguém pode pagar, é a graça de Deus estendida a nós. Esse rio está correndo hoje no meio do povo de Deus, fluindo do nosso interior pela graça. Na margem do rio Pison havia ouro. O Rio da vida tem poder de trazer o ouro. O ouro simboliza a natureza e a glória de Deus. Isso nos mostra que esse rio tem o poder de colocar em nós a natureza divina. Também tem bdélio e a pedra sardônica são encontrados ali. O bdélio também pode ser traduzido como pérola segundo alguns intérpretes. Essa pedra aponta para a transformação, pois a pérola é um grão de pó que foi transfigurado.
Cássio Ferreira de Souza

terça-feira, 10 de maio de 2011

E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. Gênesis 2:10



O Senhor no meio do Éden coloca um Rio que se espalha pelo jardim e rega a terra e a faz frutifera. Em Salmos diz: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1:3). O rio é uma corrente de águas que onde passam traz vida onde a seca. Disse Jesus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7:38). Ao findar nossas vidas aqui na terra teremos a certeza que no Senhor Jesus teremos uma morada com um lindo rio de água viva. “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1). Vem Senhor Jesus Maranata Vem.
Cássio Ferreira de Souza

segunda-feira, 9 de maio de 2011

E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9



Segundo o relato bíblico, esta árvore já havia sido colocada no jardim antes da criação do primeiro homem, Adão. Muitos comentaristas afirmam que esta árvore não possuiria qualidades intrinsecamente vitalizadoras nos seus frutos, mas seria um símbolo representativo da garantia de vida eterna, da parte de Deus, para aqueles a quem Ele permitisse comer do fruto dela. Visto que Deus colocou essa árvore ali, crê-se que o objectivo seria permitir a Adão que comesse do seu fruto, talvez após ficar provada a sua fidelidade ao ponto que Deus julgasse satisfatório e suficiente. Quando Adão desobedeceu, foi-lhe cortada a oportunidade de comer daquela árvore, impedindo-o a ele e à sua descendência de alcançar a vida eterna. A Arvore da Vida aqui é simbolismo, representa Jesus Cristo. João em seu Evangelho nos deixa bem claro que Jesus Cristo estava aqui desde o principio (Jo 1,1-14). Outro ponto de vista aponta para o fato de que Deus já permitia que Adão e Eva comessem do fruto da árvore da vida, pois foi dito: "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente," (Gen 2:16). Com exceção de UMA, a do conhecimento do bem e do mal. Isso implica que eles já podiam comer o fruto da árvore da vida sem aguardar autorização posterior. Aceitando esse raciocínio, era o fruto literal da árvore que garantia a vida eterna.
Cássio Ferreira de Souza

domingo, 8 de maio de 2011

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:8


Éden é uma palavra com significado incerto no hebraico. É talvez um termo emprestado do assírio “edinu”, que significa “campo” ou “depressão”. Mas é usado na bíblia como nome próprio, ou seja, não tem necessariamente uma relação direta com a sua raiz etmológica. O correspondente no árabe, língua irmã do hebraico, é “Adn” que significa “residência fixa” segundo alguns dicionários lexicos, e é através desse significado que alguns comentaristas costumam explicar o “Gan Eden” (Jardim do Éden). O nome do Jardim não era Éden. O paraíso era um jardim que ficava na região do Éden (cuja localização exata se perdeu com o tempo). O Senhor quem plantou o jardim e colocou o homem para nele habitar, pois o Senhor cuidou e continua cuidando de nossas necessidades. O Senhor nos promete um novo jardim uma nova terra. “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”. 2 Pedro 3:13. “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”. Isaías 65:17. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”. Apocalipse 21:1. Quem venha logo o Senhor Jesus Maranata vem.
Cássio Ferreira de Souza

sábado, 7 de maio de 2011

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7


Nos fomos feitos do pó da terra, que não somente constitui do barro mais também de todos os nutrientes da natureza, por isso nos alimentamos das verduras e do que sai da terra. Pois somos feitos dela, mas o Senhor nos colocou o fôlego da vida e nos fez seres viventes assim como as minusculas bacterias. O Senhor nos deu a vida o que temos hoje é um ser eterno, “... todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó”. Eclesiastes 3:20. Pois somos pó e voltaremos a nos tornar aqui na terra. Mais teremos um novo corpo e uma nova morada com o Senhor Jesus. Esta é a promessa do Senhor. “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:3. “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar”. João 14:2. Muitas pessoas tem pensado em comprar uma linda casa em um condominio, mais o Senhor nos chama para o lar celestial. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33.
Cássio Ferreira de Souza

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. Gênesis 2:6


O Senhor regava terra para que ela pudesse produzir seu fruto no tempo certo. Vejo o Senhor como um jardineiro cuidado de cada plantinha que nascia. Se o Senhor cuida de cada detalhe da criação, por que não cuidaria de nós. Ele cuida muito mais de nós. O ar que respiramos foi Deus que nos deu. O Alimento que nos da força foi Deus que nos deu. A sabedoria para viver foi Deus que nos deu. E ainda hoje o Senhor continua nos dando dia a pós dia. Louvemos ao Senhor pois Ele somente Ele pode regar nosso coração e matar a sede de nossas almas. Alegrai-vos nos Senhor.
Cássio Ferreira de Souza

quarta-feira, 4 de maio de 2011

E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Gênesis 2:5


O Senhor e seu grande amor por sua criação, podemos comtenplar a terra novinha com seus grandes campos largos cheios de sementes que o próprio Deus colocou cada um no seu devido lugar para que cada uma das árvores pudessem crescer, o Senhor ainda não havia mandado chuva pois enviaria somente no dilúvio pois Ele é soberano e na sua criação criou a terra para que pudesse receber o dilúvio pois o Senhor conhece o homem e sua ambição em cair na tentação do pecado. O Senhor conhece cada um de nós bem no fundo do coração. Somente Ele pode limpar seu coração e plantar uma semente de vida e vida eterna. O Senhor me enviou a cada um de nós para que possamos estar lavrando o coração uns dos outros pois a chuva é responsabilidade dele, ele sabe a hora certa de envia-lá.
Cássio Ferreira de Souza

terça-feira, 3 de maio de 2011

Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus. Gênesis 2:4


Este verso mostra claramente o resumo de Móises que diz a quem quer ouvir que o Senhor Deus criou o céus e terra. E não uma explosão que a formou pois sabemos bem que é mais loucura acreditar numa explosão que num criador. Sei que não posso convencer as pessoas a crerem em Deus mas o Santo Espírito Deus pode convencer quem Ele quer. Louvemos ao Senhor por ter nos dado a oportunidade de ter Sua Palavra em nossas mãos e assim podemos saber o início de nossa criação e também sabermos o fim de todas as coisas criadas. Somente a Palavra de Deus nos da Esperança e propósito de vida para vivermos na terra. Louvado seja o Senhor Criador.
Cássio Ferreira de Souza

sexta-feira, 22 de abril de 2011

E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2:3


A guarda do Sábado é sem dúvida o ponto principal da controvérsia do Judaísmo e do Adventismo do Sétimo Dia e outros correligionários do tradicionalismo mosáico. Eles aceitam o Sábado como doutrina fundamental, e ensinam que os cristãos devem inrreversivelmente observá-lo como dia de repouso semanal. Helen White, profetisa do grupo que formou o Adventismo do Sétimo Dia, ensinou que a observância do Sábado é o selo de Deus, enquanto que o Domingo será o selo do Anticristo. Evidentemente não temos qualquer preconceito contra o Adventismo pelo simples fato de seus adeptos guardarem o Sábado, mas sim pelo fato de fazerem desse ensino um cavalo de batalha contra as igrejas evangélicas, que tem o Domingo como dia de repouso semanal, e fazerem dele ponto de sustentáculo à salvação do homem! Hora, todos nós sabemos, como na tese bíblica de Martinho Lutero, que a salvação vem pela graça de Deus, mediante a fé do ser humano no sacrifício vicário de Cristo Jesus, e não na guarda de sábados, domingos, dias quaisquer ou indumentárias de obras mortas, como bem fraseou Paulo: "Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir (os Sábados, o lavar de mãos, os dias de lua nova)? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos" (Gálatas 4:9,10).
Cássio Ferreira de Souza

quinta-feira, 21 de abril de 2011

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Gênesis 2:2







E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. Gênesis 2:2

O Sábado foi uma dádiva preciosa que Deus concedeu ao povo de Israel, mas aquele povo não apreciou. Era uma parte integrante daquela Lei do Velho Concerto e traz lições preciosas para nós, cristãos, no dia de hoje, sendo uma sombra do nosso descanso espiritual em Cristo.Mas aquela “cédula que era contra nós” foi riscada (literalmente, apagada, como quando se apaga o que foi escrito numa lousa) e tirada do meio de nós pela cruz de Cristo (Colossenses 2:14). Continuando este ensino, o Espírito Santo pergunta: “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam AINDA de ordenanças... ?” (Colossenses 2:20). Nesta Escritura Deus mostra claramente que o cristão não deve guardar a Lei do Velho Concerto (isto inclui o sábado), pois tal lei foi apagada e tirada do meio de nós. Na carta aos Gálatas, porém, Deus apresenta, por meio duma alegoria, a nossa responsabilidade nesta parte. Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. Na alegoria, Agar, a escrava, representa o Velho Concerto firmado no monte Sinai, enquanto Sara representa o Novo. Na conclusão da alegoria, Deus diz: “Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre” (ver Gálatas 4:21-31). Temos a responsabilidade de lançar fora o Velho Concerto, bem como as conseqüências que ele produz, pois de modo algum poderão os dois Concertos conviver um com o outro.

Portanto, em Colossenses vemos o lado divino desta mudança — Ele apagou a “cédula”, tirando-a do meio de nós (Colossenses 2:14), mas em Gálatas vemos o lado humano — nossa responsabilidade de lançar fora o Velho Concerto, inclusive o sábado.

Cássio Ferreira de Souza

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. Gênesis 2:1

  

“Em Gn 2.1 ainda há uma referência à Criação, no sétimo dia em que Deus descansou: “Assim, pois, foram acabados os céus, a terra e todo o seu exército”: de plantas, de árvores, de animais e, assim creio, também de seres humanos (não podemos inferir que o exército a que Deus se refere seja o de anjos, porque, primeiro, os anjos já tinham sido criados, aos milhões, muito antes; segundo, porque todo o contexto se relaciona à Criação da Terra e da Raça Humana)”. ERRADO. Este texto é extraído do livro “rastros do Oculto” de Daniel Mastral. Ainda bem que ele inicia seu pensamento declarando que não está criando nenhuma doutrina nova. Ele tem todo o direito de divagar, meditar, conjeturar, presumir. O autor diz tratar-se de uma possibilidade, mas não desmente – ainda bem - o ato da Criação e não descamba para o evolucionismo. Todavia, seus pensamentos poderão criar dúvidas em leitores menos atentos. Daí porque cabe à Igreja prestar os devidos esclarecimentos. Analisemos, pois. Todo o exército foi criado de uma só vez. O autor usa Gênesis 2.1 como prova de que Deus criou uma multidão: “Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados”. E explica: “Assim, pois, foram acabados os céus, a terra e todo o seu exército”: de plantas, de árvores, de animais e, assim creio, também de seres humanos (não podemos inferir que o exército a que Deus se refere seja o de anjos, porque, primeiro, os anjos já tinham sido criados, aos milhões, muito antes; segundo, porque todo o contexto se relaciona à Criação da Terra e da Raça Humana)”. Foi um descuido lamentável, não do Criador, mas do senhor Mastral. Primeiro, a raça humana não se insere no contexto sob comentário. O “exército” concluído e acabado compreende luz, águas, terra, ervas, astros e animais. Depois, Deus “formou o homem do pó da terra” que já havia sido criada. Não foi tudo criado juntamente, de uma só emissão. O autor confundiu-se em suas meditações porque entendeu que a palavra “exército”, de Gênesis 2.1, incluísse a raça humana. Inadmissível tal possibilidade. A Palavra está fazendo referência ao que fora criado até aquele momento. Cuidem-se com que você lê. Se eu falhar me corrija por favor. “O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido”. Provérbios 12:1

Cássio Ferreira de Souza

terça-feira, 19 de abril de 2011

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:31


Deus no sexto dia conclui a sua grandiosa obra que até hoje homens e mulheres percorrem o mundo prontos a se depararem com grandes maravilhas da criação, os telejornais estão sempre com prontas noticias sobre as novas descobertas das maravilhas do universo e sua infinitude. O Senhor é incoparavel, é o grande EU sou criador de todas as coisas que tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Tudo o Senhor Jesus são toda a criação, só falta o teu coração meu amigo, entregue seus caminhos ao Senhor e o mais Ele fará. Vivamos em comunhão com Senhor da criação. Lembremos que no sexto dia o Senhor Jesus também ali na cruz do calvário consumou sua obra da tão grande salvação da vida eterna para todo o mundo que crer nEle e se arrepender de seus pecados.
Cássio Ferreira de Souza

segunda-feira, 18 de abril de 2011

E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. Gênesis 1:30


Diz a palavra que além do ser humano o alimento dos animais seriam ervas verdes, ou seja até os animais mesmo o leão, onça e outros atuais carnívoros eram todos herbívoros, pelo que entendo não havia essa de cadeia alimentar, mas hoje temos animais predadores que matam para se alimentar, teria o pecado de adão atingido o comportamento até dos animais? O comentário da bíblia de estudo de Genebra diz rapidamente que a dieta original dos homens e dos animais era vegetariana e que isso se alterou após o dilúvio (Gn9.1-3). A dieta é "tudo que se move... tudo". Na verdade é cientificamente possíveis animais carnívoros se alimentarem de plantas, eles entraram em estado de estivação (semelhante à hibernação), uma de estado de dormência. Isso é o que dizem os cientistas criacionistas. Louvemos o Senhor e suas orientações por sua Palavra.

Cássio Ferreira de Souza

domingo, 17 de abril de 2011

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Gênesis 1:29


Aqui, em paráfrase, vemos que Deus considerou sua criação perfeita, e que tudo aquilo que criou poderia ser usufruído pelo homem. "Mantimento" pode aqui ser empregado literalmente, ou seja, apenas como comida. E provavelmente o uso de "mantimento" indica que a tudo o que Deus criou pode ser utilizado pelo homem para ele se manter, da maneira que for necessário. Vivamos uma vida saudavel comendo o que é natural. Quanto mais natural for um alimento melhor nos alimentamos. Louvado seja o Senhor pelo alimento de cada dia em nossa mesa. Você agradeçe ao Senhor todos os dias as refeições?
Cássio Ferreira de Souza

sábado, 16 de abril de 2011

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28


Desde a formação do homem, Deus exige sua participação em seus trabalhos. Deus é o Criador de tudo, mas a parte do homem ele não faz, Ele faz o impossível, o possível o homem deve fazer. Deus criou o homem conforme sua imagem e semelhança colocando-o como participante da obra do Senhor. “Hoje vemos homens e mulheres querendo que Deus seja como um empregado que lhe atenda em tudo; cure suas enfermidades, prepare bom emprego, e lhe dê soluções para seus problemas, como se Deus fosse submisso as nossas ordens” (Pr. Ismar Vieira Malta). Porém, eles não se importam em realizarem sua parte, não movem uma palha na obra de Deus, em nada participam. Deus opera todas essas bênçãos e muitas outras, mas Ele requer que façamos a nossa parte que sempre é a menor. Façamos a nossa parte.
Cássio Ferreira de Souza

sexta-feira, 15 de abril de 2011

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27


Somos criados a imagem de Deus cada um de nós seres humanos! O Senhor criou Homem e Mulher, somente este dois gêneros e nada mais. O Homem com sua força e dóminio e a Mulher com sua fragilidade e controle. Nada mais. Porque hoje as pessoas tem distorcido seus papeis e tem feito cada um o papel do outro. Amemos os Homossexuais mais jamais a sua prática que é abominavel ao Senhor (1 Co 6:10). Lutemos para que nossos filhos e nossa geração não seja contaminada por este tão grande pecado de invertermos os valores que de Deus projetou para nós. Pois Elesomente Ele sabe o que é bom para nós.
Cássio Ferreira de Souza

quinta-feira, 14 de abril de 2011

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
O Senhor com Seu grande Poder nos faz a Sua imagem e Semelhança. E nos deu o domínio sobre todos os animais na terra e sobre toda ela. Tudo que somos e tudo o que temos foi o Senhor que nos deu. Você tem se sentido com a vida sem sentido? Isso é porque você tem se esquecido do seu criador. O domínio esta nas mãos de cada pessoa. Você pode adestrar um animal, conseguir ser bem sucedido na vida. Mas o homem não pode dominar seu próprio coração (Sl 66:18; Mc 7:21). Precisamos de domínio próprio! Mas este domínio só é concedido ao homem pelo Espírito Santo de Deus (Gl 5:22), o homem sem Deus mau pode se dominar. Peço ao Senhor que Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. Amém.
Cássio Ferreira de Souza

quarta-feira, 13 de abril de 2011

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:25



O Senhor tem o poder criador de criar vários animais de muitas e muitas espécies, assim podemos ver até canais de documentarios sobre animais diversos nas TVs. Podemos ver como é intrigante o modo de viver e os comportamentos de cada animal, seja um minusculo ou gigante todos tem suas qualidades e importancias para o meio ambiente. Cuidemos dessa tão imensa natureza que é diversa em cada região do nosso planeta. E busquemos com mais intensidade conhecer o Deus criador destas tão incriveis criaturas.
Cassio Ferreira de Souza

terça-feira, 12 de abril de 2011

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. Gênesis 1:24


O Senhor tem nos abençoado grandemente e nos dado a oportunidade de presenciar a sua bela criação, o Senhor fez que a terra produzisse os animais que fariam parte dela, Ele criou o Eco sistema que dariam movimento na terra. Os animais que são tão importante para o cuidado de nosso meio ambiente. Pois eles fazem parte deste meio. A extinção de um animal causa uma grande cadeia de desordem na natureza. Que por acaso afeta o homem. Nos temos o privilêgio de aprendermos com cada tipo de animal a maravilha da multiplicidade de Deus que age com seu poder. Ouvemos ao Senhor criador dos animais.
Cássio Ferreira de Souza

segunda-feira, 11 de abril de 2011

E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. Gênesis 1:23


O quinto dia de nossa Semana é sempre o predileto de nossos programas? Obviamente não! Sim é um dia de véspera pela tão esperada sexta-feira que é o início de nosso descanço do trabalho e sim momentos de estarmos perto de nossos familiares. Assim podemos ver que o nosso quinto dia é um dia especial onde podemos adorar a Deus e entregar todo nosso louvor somente a Ele o Deus Criador. Anunciemos pois as Nações tão grande Salvação do Deus da Criação. Levemos a Jesus com o seu poder da Cruz.
Cássio Ferreira de Souza

E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. Gênesis 1:22


O Senhor abençoou todos animais dos mares as aves da terra para que eles pudessem se multiplicarem e assim que podessem também frutificar levando as sementes das árvores as terras onde não haviam dos frutos. Nós temos uma natureza abençoada por Deus e através destes animais que louvam ao Senhor cumprindo seu papel cada um em sua função na cadeia alimentar. Louvemos ao Senhor que com sua poderosa mão sustenta a cada bichinho espalhado pelo nosso planeta. Cuidemos dos animais pois eles são bênção do Senhor. E louvemos o Senhor da criação.
Cássio Ferreira de Souza

E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:21


O Senhor em seu poder nos cria os grandes peixes do mar e as aves de uma maneira única que ele nos indica que era tudo bom, era perfeito bem feito. Tudo que o Senhor faz é bom para todos nos, o Senhor permite que passemos por grandes apertos em nossas vidas para que nos possamos olhar para sua grande e maravilhosa criação e assim podermos crer e confiar que Ele é muito maior que nosso pobres e pequenos problemas. Louvemos e exaltemos o Deus criador. Que faz aquilo que é bom. Pois busquemos o que é bom, busquemos ao criador. E anunciemos as nações o seu grande amor derramado sobre nós.
Cássio Ferreira de Souza

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. Gênesis 1:20


Ao ver a terra com todo seu verde das lindas matas e do azul do imenso e profundo mar, o Senhor cria os répteis das águas e as lindas aves que voam pelo céu. Ele da vida na terra e no mar a estes animais dando a eles a responsabilidade de povoarem a terra e de cuidarem de seu ecossistema. Nós hoje podemos olha as aves do céu que se o Senhor desde a criação as tem alimentado todos os dias como não a nos seres criados a sua imagem e semelhança Ele não cuidaria de nós? Louvemos ao Senhor por mais um dia de provisão do seu grande amor.
Cássio Ferreira de Souza

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. Gênesis 1:19


Ao criar o quarto dia o Senhor cria o lindo universo que rodeia toda a terra onde numa maneira sobrenatural onde a ciência não pode explicar como podemos estas neste tão imenso universo e podemos pisar no chão firme como a tal lei da gravidade que nos assegura nesta terra e nos faz sentir seguros. Nestes dias de hoje a grandes tragedias que nos assolam e nos deixam tristes, mas o Senhor nos da alegria a cada dia, sempre ao amanhecer temos o sol raiando sobre nossas cabeças nos mostrando que o criador esta no controle. O Senhor Jesus nos disse que teremos aflições neste mundo, por isso nos proporciona as trevas da noite que servem para nos mostrar como é ruim não vivermos na luz, Jesus é a nossa luz que nos ilumina através da sua Palavra. Mas mesmo nas trevas Ele esta ao nosso lado guiando os nossos passos basta você permitir.
Cássio Ferreira de Souza

E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:18


O Senhor com seu terno amor separa a luz e as trevas de nossas vidas. Ao sermos formados no ventre de nossa mãe em trevas fomos formado diz o salmista (Sl 51:5). Mas o Senhor nos enviou a luz para que possamos ser lirbertos da escravidão do pecado. Louvemos ao Senhor pois Ele nos tem iluminado o nosso sujo coração e tem nos purificado do pecado, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (2 Co 3:18). Há Ele todo honra e glória. Amém.
Cássio Ferreira de Souza

E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra. Gênesis 1:17


Ao criar o Sol, a lua e as estrelas, o Senhor colocou cada um em seu devido lugar. Denominamos galáxia a uma gigantesca acumulação de estrelas, poeiras e gás, que aparece isolada no espaço e cujos constituintes se mantêm unidos entre si devido a mútuas interações gravitacionais, sendo por vezes o seu comportamento afetado por galáxias vizinhas. Qualquer galáxia possui milhares de milhões de estrelas. A nossa galáxia, a Via Láctea, sendo uma galáxia gigante (é a segunda maior do Grupo Local, imediatamente atrás da Galáxia de Andrómeda), contém cerca de muitas estrelas incontáveis. Louvemos pois ao Deus Criador desta tão grande e misteriosa maravilha que é o universo.
Cássio Ferreira de Souza

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. Gênesis 1:16



O Senhor criou tão lindo o céu que hoje contemplamos e vemos o seu grande poder em nos dar o Sol a Lua e as lindas estrelas que nos guia a noite e nos mostra a sua Magestade e Poder. Anunciemos as nações o grande Poder de Deus. A muitos povos misticos que cultuam a Lua e o Sol e dão nomes e poderes as estrelas do céu. Estes povos precisam conhecer o criador destas tão pequenas maravilhas criadas por Ele. Conheçamos Deus da Palavra da Vida e anunciemos o que temos conhecido dele. Começe com seu vizinho, atráves dele você chegara até os confins da Terra. Louvado seja o Senhor criador dos céus e de seus grandes luminares.
 Cássio Ferreira de Souza