Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. Gênesis 2:11


O rio Pisom era especial porque rodeava uma terra que continha ouro, imagina como seria lindo ver um rio que continha ouro nas suas margens como deveria ser lindo o rio com 0% de poluição nada o contaminava. Era uma fonte de vida no meio do Éden. É significativo observar que é um rio com quatro braços. O primeiro, Pisom, que significa "fluindo gratuitamente".O primeiro braço do rio que sai do Éden se chama Pisom que significa graça que flui ou seja, Deus é a fonte de toda a graça. Dele a graça flui sem preço. É um braço que se estende, em abundância, para todos. Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Isaías 55:1. Avançando na história dos caminhos de Deus, vamos encontrá-Lo em Jesus, isto é Deus-Homem. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João 1:14. Agora não é mais um rio que saia do Éden e se estendia através dos seus afluentes para fertilizar a terra, mas o Próprio Deus. Deus-Homem, Cristo Jesus cheio de graça e de verdade, veio do céu para uma terra desértica, sem vida, para torná-la frutífera. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24.
Cássio Ferreira de Souza

E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates. Gênesis 2:14



Tigre significa “rápido”. Isto aponta para a obra do Espíto Santo de Deus em nós que é forte e rápida. “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”(2 Coríntios 3:18). Ao mergulharmos neste Rio, veremos a mudança em nossa vida rapidamente de glória em glória. O fato de correr para a Assíria que significa “lugar plano”, mostra ao inundar a terra, a fonte de vida abundante do Senhor. “Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra.” (Salmos 57:5). Que o Senhor lhe abênçoe grandemente para que você mergulhe no rio de Deus.
Cássio Ferreira de Souza

terça-feira, 24 de maio de 2011

E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe. Gênesis 2:13



Gion significa “correnteza forte”, ou “correnteza que arrebenta as margens”. O Senhor mostra a sua força pelo Rio Gion que tem uma correnteza que puxa forte tudo que nele entra. O Senhor colocou este rio forte para embelezar o Jardim do Éden. Quando de nosso coração jorrar Rios de Água Viva que vem do trono de Deus que a corrente destas águas jorrem fortemente como o Rio Gion. E flua sobre a vida dos perdidos. Trazendo esperança aos seus corações que Cristo os resgatará da escuridão do pecado. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes (Isaías 44:3). O fato de ir para Cuxe ou seja, Etiópia, mostra o poder de vida para mudar aquilo que não podemos mudar por nós mesmos. “Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? Então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal”. Jeremias 13: 23. Embora não possamos mudar a cor de nossa pele ou natureza, ao mergulharmos neste Rio, não há ninguém que seja tão duro, nem tão difícil que não possa manifestar e jorrar a vida de Deus através de suas atitudes e comportamento.
Cássio Ferreira de Souza

domingo, 22 de maio de 2011

E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. Gênesis 2:12


Pison significa “fluindo gratuitamente”. Segundo a concordância Strong também pode ter o significado de “crescimento ou aumento” Isso nos fala do Espírito Santo de Deus, que nos foi dado gratuitamente. Isaías nos Diz: Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite (Is. 55:1).  É sem dinheiro e sem preço porque ninguém pode pagar, é a graça de Deus estendida a nós. Esse rio está correndo hoje no meio do povo de Deus, fluindo do nosso interior pela graça. Na margem do rio Pison havia ouro. O Rio da vida tem poder de trazer o ouro. O ouro simboliza a natureza e a glória de Deus. Isso nos mostra que esse rio tem o poder de colocar em nós a natureza divina. Também tem bdélio e a pedra sardônica são encontrados ali. O bdélio também pode ser traduzido como pérola segundo alguns intérpretes. Essa pedra aponta para a transformação, pois a pérola é um grão de pó que foi transfigurado.
Cássio Ferreira de Souza

terça-feira, 10 de maio de 2011

E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. Gênesis 2:10



O Senhor no meio do Éden coloca um Rio que se espalha pelo jardim e rega a terra e a faz frutifera. Em Salmos diz: “Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará” (Salmo 1:3). O rio é uma corrente de águas que onde passam traz vida onde a seca. Disse Jesus: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre” (João 7:38). Ao findar nossas vidas aqui na terra teremos a certeza que no Senhor Jesus teremos uma morada com um lindo rio de água viva. “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1). Vem Senhor Jesus Maranata Vem.
Cássio Ferreira de Souza

segunda-feira, 9 de maio de 2011

E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9



Segundo o relato bíblico, esta árvore já havia sido colocada no jardim antes da criação do primeiro homem, Adão. Muitos comentaristas afirmam que esta árvore não possuiria qualidades intrinsecamente vitalizadoras nos seus frutos, mas seria um símbolo representativo da garantia de vida eterna, da parte de Deus, para aqueles a quem Ele permitisse comer do fruto dela. Visto que Deus colocou essa árvore ali, crê-se que o objectivo seria permitir a Adão que comesse do seu fruto, talvez após ficar provada a sua fidelidade ao ponto que Deus julgasse satisfatório e suficiente. Quando Adão desobedeceu, foi-lhe cortada a oportunidade de comer daquela árvore, impedindo-o a ele e à sua descendência de alcançar a vida eterna. A Arvore da Vida aqui é simbolismo, representa Jesus Cristo. João em seu Evangelho nos deixa bem claro que Jesus Cristo estava aqui desde o principio (Jo 1,1-14). Outro ponto de vista aponta para o fato de que Deus já permitia que Adão e Eva comessem do fruto da árvore da vida, pois foi dito: "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente," (Gen 2:16). Com exceção de UMA, a do conhecimento do bem e do mal. Isso implica que eles já podiam comer o fruto da árvore da vida sem aguardar autorização posterior. Aceitando esse raciocínio, era o fruto literal da árvore que garantia a vida eterna.
Cássio Ferreira de Souza

domingo, 8 de maio de 2011

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:8


Éden é uma palavra com significado incerto no hebraico. É talvez um termo emprestado do assírio “edinu”, que significa “campo” ou “depressão”. Mas é usado na bíblia como nome próprio, ou seja, não tem necessariamente uma relação direta com a sua raiz etmológica. O correspondente no árabe, língua irmã do hebraico, é “Adn” que significa “residência fixa” segundo alguns dicionários lexicos, e é através desse significado que alguns comentaristas costumam explicar o “Gan Eden” (Jardim do Éden). O nome do Jardim não era Éden. O paraíso era um jardim que ficava na região do Éden (cuja localização exata se perdeu com o tempo). O Senhor quem plantou o jardim e colocou o homem para nele habitar, pois o Senhor cuidou e continua cuidando de nossas necessidades. O Senhor nos promete um novo jardim uma nova terra. “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”. 2 Pedro 3:13. “Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão”. Isaías 65:17. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”. Apocalipse 21:1. Quem venha logo o Senhor Jesus Maranata vem.
Cássio Ferreira de Souza

sábado, 7 de maio de 2011

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7


Nos fomos feitos do pó da terra, que não somente constitui do barro mais também de todos os nutrientes da natureza, por isso nos alimentamos das verduras e do que sai da terra. Pois somos feitos dela, mas o Senhor nos colocou o fôlego da vida e nos fez seres viventes assim como as minusculas bacterias. O Senhor nos deu a vida o que temos hoje é um ser eterno, “... todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó”. Eclesiastes 3:20. Pois somos pó e voltaremos a nos tornar aqui na terra. Mais teremos um novo corpo e uma nova morada com o Senhor Jesus. Esta é a promessa do Senhor. “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. João 14:3. “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar”. João 14:2. Muitas pessoas tem pensado em comprar uma linda casa em um condominio, mais o Senhor nos chama para o lar celestial. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33.
Cássio Ferreira de Souza

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra. Gênesis 2:6


O Senhor regava terra para que ela pudesse produzir seu fruto no tempo certo. Vejo o Senhor como um jardineiro cuidado de cada plantinha que nascia. Se o Senhor cuida de cada detalhe da criação, por que não cuidaria de nós. Ele cuida muito mais de nós. O ar que respiramos foi Deus que nos deu. O Alimento que nos da força foi Deus que nos deu. A sabedoria para viver foi Deus que nos deu. E ainda hoje o Senhor continua nos dando dia a pós dia. Louvemos ao Senhor pois Ele somente Ele pode regar nosso coração e matar a sede de nossas almas. Alegrai-vos nos Senhor.
Cássio Ferreira de Souza

quarta-feira, 4 de maio de 2011

E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Gênesis 2:5


O Senhor e seu grande amor por sua criação, podemos comtenplar a terra novinha com seus grandes campos largos cheios de sementes que o próprio Deus colocou cada um no seu devido lugar para que cada uma das árvores pudessem crescer, o Senhor ainda não havia mandado chuva pois enviaria somente no dilúvio pois Ele é soberano e na sua criação criou a terra para que pudesse receber o dilúvio pois o Senhor conhece o homem e sua ambição em cair na tentação do pecado. O Senhor conhece cada um de nós bem no fundo do coração. Somente Ele pode limpar seu coração e plantar uma semente de vida e vida eterna. O Senhor me enviou a cada um de nós para que possamos estar lavrando o coração uns dos outros pois a chuva é responsabilidade dele, ele sabe a hora certa de envia-lá.
Cássio Ferreira de Souza

terça-feira, 3 de maio de 2011

Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus. Gênesis 2:4


Este verso mostra claramente o resumo de Móises que diz a quem quer ouvir que o Senhor Deus criou o céus e terra. E não uma explosão que a formou pois sabemos bem que é mais loucura acreditar numa explosão que num criador. Sei que não posso convencer as pessoas a crerem em Deus mas o Santo Espírito Deus pode convencer quem Ele quer. Louvemos ao Senhor por ter nos dado a oportunidade de ter Sua Palavra em nossas mãos e assim podemos saber o início de nossa criação e também sabermos o fim de todas as coisas criadas. Somente a Palavra de Deus nos da Esperança e propósito de vida para vivermos na terra. Louvado seja o Senhor Criador.
Cássio Ferreira de Souza